A tecnologia do cinema IMAX




A experiência IMAX

IMAX é tão diferente e tão único que é quase um gênero próprio, quem já pode assistir explica que realmente é diferente de tudo, junção de cinema com teatro.
AS telas IMAX são dimensionadas para preencher o seu campo de visão.
Assim que você entra em um cinema IMAX, a diferença do formato é imediatamente óbvia - a tela é gigantesca! Existem dois tipos diferentes:

Cinemas IMAX - um cinema IMAX padrão, com uma imensa tela retangular. Uma tela IMAX normal tem 16 metros de altura por 22 metros de largura, mas podem ser muito maiores. A maior tela é de 30 metros de altura. Aproximadamente um prédio de oito apartamentos!! É muitas vezes maior do que a tela de um cinema normal.


IMAX domes
- Uma cúpula IMAX fornece uma tela hemisférica, que abrange todo o teatro. Essas cúpulas podem ter até 30 metros de diâmetro. Se você está em um teatro ou uma cúpula, o efeito é surpreendente.

A tela é grande o suficiente para preencher o seu campo de visão. Ao fazer isso, a tela dá-lhe uma incrível sensação de imersão (não há nada fora do filme para distrair sua atenção), e também aumenta a sensação de movimento. Na verdade, a sensação de movimento é tão forte que faz com que algumas pessoas sintam enjôo.

Para preencher esta tela gigante, com um quadro claro, os filmes IMAX são gravados e impressos em filmes enormes que são únicos na indústria. A maioria dos filmes que você vê em cinema vêm em um formato de 35 milímetros. O quadro é de 35 milímetros de largura e quase quadrado. Mas telas de cinema não são quadradas - são muito amplo para a sua altura. Então, a imagem é comprimida em larga a 35-mm e expandida pelo projetor para preencher a tela. Alguns filmes vêm em um formato de 70 milímetros. Este formato fornece aproximadamente o dobro da resolução, e o quadro é, naturalmente, a largura da tela de modo que não há compressão.

No filme IMAX o formato de película é de 15/70. Cada quadro é de 70 milímetros de altura e 15 perfurações de largura. Em outras palavras, o tamanho do filme é de cerca de 10 vezes maior do que o padrão de 35 milímetros.

Para entender como funciona o projetor:

Um obturador abre e permite que a luz passe através do filme e da lente na tela por uma fração de segundo.
Num projetor IMAX, o filme é tão pesado e grande que um projetor não pode usar um gancho para movimentá-lo. Portanto, um projetor IMAX é totalmente diferente de um projetor normal: o filme passa por ele na horizontal e não verticalmente. Um sistema a vácuo suga cada imagem em um pedaço de vidro na frente da lente para que a imagem seja completamente orientada na frente do lente. O obturador abre para um período de tempo maior do que em um projetor normal, a fim de permitir que mais luz passe. A lâmpada para o projetor é de 15.000 watts, arrefecido a água e a unidade de xenônio.
Toda esta tecnologia avançada do projetor IMAX pesa mais de 2 toneladas (1.800 quilos) - o equivalente a um carro pequeno! Isso é que é preciso para obter uma imagem tão brilhante e clara sobre uma tela tão grande.

IMAX Inovações

As inovações introduzidas nos cinemas IMAX incluem:
Tecnologia de cúpula - permite que a imagem cubra totalmente a sua visão periférica;
Tecnologia 3-D - IMAX utiliza vidros polarizados e tecnologia LCD para exposição intensa.
48 frames por segundo - O dobro da média padrão e aumenta os detalhes visuais. Avançados sistemas de som - cinemas IMAX usam um sistema de som 6-channel, e em alguns cinemas você também pode usar um headset que fornece dois canais extras de som para cada espectador.
Remasterização Digital - IMAX DMR converte um quadro de 35 milímetros em formato digital em alta resolução, extrai os elementos de imagem importantes para criar um cristal de forma clara da fotografia original. Ao combinar todas estas características, os cinemas IMAX criam a experiência cinematográfica mais realista e intensa.

Produzindo um filme IMAX

Assistir a um filme IMAX é uma experiência incrível, mas o processo de criação de um filme IMAX é ainda mais surpreendente. Por uma série de razões, produções IMAX são muito mais complexas do que a produção de filmes normais. Os filmes são especialmente interessantes do ponto de vista da produção. Não são apenas rodados em IMAX 15/70, mas são também filmado em 3-D e com muitos efeitos criados no computador.

Devido ao tamanho da tela e ao incrível detalhamento de uma imagem IMAX, a qualidade dos efeitos gerados por computador tem que ser perfeitos para trabalhar em uma tela IMAX. Por exemplo, os dinossauros de um filme; têm cinco vezes o detalhe do num filme normal. Isso significa que ele tem cinco vezes mais energia do computador para processar cada quadro e cinco vezes mais espaço de armazenamento. UIm dos principais desafios ao fazer um filme IMAX tem a ver com o tamanho do filme. O tamanho do filme significa três coisas:

A câmera é imensa. Ela pesa 109 kg, então são necessário suportes especiais e ajustes para movimentá-la. Uma câmara típica de 35 milímetros, pesa apenas 18 kg.

O tamanho do filme significa que a câmera pode armazenar apenas um cilindro de três minutos, e demora 20 minutos para recarregar.

Existem apenas duas câmeras IMAX 3-D no mundo, e custam em torno de gastar 100.000 dólares por dia nos custos de produção.

Um filme IMAX típico custa na faixa de US $ 3 milhões a US $ 8 milhões para uma função 2-D, e US $ 8 milhões a US $ 15 milhões para 3-D. Os filmes podem ser financiados pela IMAX ou auto-financiado pelos estúdios.

Comentários

Postar um comentário

Obrigado pelo Comentário, através dele o blog será sempre melhorado.

Postagens mais visitadas deste blog

INVESTIDOR LUCRA 1 MILHÃO COM DIREITO DE SUBSCRIÇÃO DA TAM (TAMM1)EM UM DIA.

A Tecnologia do Aerogel

Bike elétrica Recarregável