A Tecnologia do Aerogel

O Aerogel é um material sólido mesoporoso extremamente leve derivado de um gel, no qual a sua parte líquida foi substituida por um gás. O resultado desse processo é um bloco sólido com densidade extremamente baixa e com várias propriedades notáveis, entre as quais destaca-se excelente eficiência como isolante térmico e elétrico, além de ser o material sólido mais leve que existe.
Devido as suas características físicas (baixa densidade, transparência e difusão da luz) esse material recebeu o apelido de fumaça sólida.



O Aerogel foi inventado por Steven Kistler, em 1931. O primeiro resultado foi o gel de silício, mas o aerogel pode ser feito de diversos materiais. O trabalho de Kistler envolveu aerogéis baseados em dióxido de silício, óxido de alumínio, óxido de cromo III, e estanho. Aerogéis de carbono foram criados pela primeira vez no final década de 1990.

Aerogéis são uma classe de materiais sólidos mesoporosos possuindo mais de 50% do volume poroso.
Os aerogéis são, normalmente, compostos de 90% a 99.8% de ar, com densidades de 1,1 mg/cm3 até em torno de 150 mg/cm3. Na escala nanométrica, um aerogel estruturalmente lembra uma esponja e é composto de uma rede de nanopartículas interligadas. O termo aerogel não se refere a uma substância particular, mas sim à geometria como é composto, portanto muitas substâncias podem formar aerogéis. Em fato, aerogéis podem ser compostos de uma grande variedade de materiais, incluindo dióxido de silício (SiO2), óxido de alumínio (Al2O3), óxidos de metais de transição e lantanídeos, metais calcogenídeos, polímeros orgânicos e inorgânicos, e carbono. Mesmo assim, o termo aerogel é normalmente usado para se referir específicamente ao gel de silício.

Há uma variedade de aplicações para as quais aerogéis são usados.

•Comercialmente, aerogéis foram usados em forma granular para adicionar isolamento para clarabóias.
•Aerogel de sílica transparente é muito adequado como um material de isolamento térmico para janelas, limitando significativamente as perdas térmicas de edifícios. Uma equipe de pesquisadores mostrou que a produção de aerogel em um ambiente sem gravidade pode produzir partículas com um tamanho mais uniforme e reduzir o efeito de espalhamento de Rayleigh em aerogel de sílica, tornando o aerogel menos azul e mais transparente.
•Sua área de superfície elevada leva a muitas aplicações, tais como adsorção química para limpeza de derramamentos. Esse recurso também lhe confere um grande potencial como um catalisador ou como caratizador de transporte.
•Partículas de aerogel também são usados como agentes espessantes em algumas tintas e cosméticos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INVESTIDOR LUCRA 1 MILHÃO COM DIREITO DE SUBSCRIÇÃO DA TAM (TAMM1)EM UM DIA.

Bike elétrica Recarregável