Avião movido a Energia Solar.


Lembrei do Henrique Sucasas (O aprendiz 5) com seu carro para concorrer com as Mercedes e Ferraris...
Foi lançado oficialmente na Suíça em 26 de Junho de 2009, em Dübendorf, um aeródromo perto de Zurique, o Solar Impulse HB-SIA, o primeiro avião projetado para voar de dia e de noite sem combustível fóssil e sem poluição.
Em um mundo dependendo de energias fósseis, o projeto Solar Impulse é um paradoxo, quase uma provocação: o avião pretende-se decolar e voar com total autonomia, dia e noite, exclusivamente por energia solar, sem combustível (ai já entra a política) e sem poluição(Ecologia, ai sim...)
Uma meta inalcançável considerando os atuais limites tecnológicos em todos os campos...


A coisa que até agora tem sido considerada, no entanto, é uma meta meio que impossível: conceber um avião autônomo capaz de manter-se em vôo durante vários dias sem qualquer combustível, e a propulsão própria, exclusivamente através da energia recolhida pelas células solares montados em suas asas????

Tal como uma dificuldade suplementar, a energia adquirida durante o dia terá de servir não só para a propulsão do avião, mas também para recarregar as baterias para garantir vôo pela noite. Será essencial para o piloto a cada anoitecer ter certeza de que tem "pilhas" e economizar a energia disponível ao máximo, para poder ficar no ar até amanhecer.

Portanto, o maior desafio, antes da viagem de volta ao mundo, será a primeira noite completa de vôo.

Para os painéis solares, o dia começa cedo e termina tarde: Conta-se com cerca de oito horas de captação de luz por dia! Na verdade, quanto menor o sol está no horizonte, menos eficientes são os seus raios, e ai já viu...


Um verdadeiro suspense irá começar a cada noite, e não atingirá o apogeu até o seu final! Como saber a hora exata em que o sol voltará a ser capaz de "energizar" as células do avião?... e a esperança de chegar a este momento, antes das baterias estarem completamente vazias...

"... Em seu projeto de dar a volta ao mundo em um avião de propulsão solar, há tanta genialidade como ingenuidade, poesia como razão, como precaução e audácia ..."


A construção do primeiro protótipo, o HB-SIA, começou em junho de 2007 e irá até o final de 2009. Os testes de vôos deverão começar em 2009, com o objetivo de completar o primeiro vôo noturno em 2010.

Outro avião irá então ser desenvolvido para tentar voar vários ciclos consecutivos de 24 horas, conduzindo ao primeiro vôo trans-Atlântico a partir de 2012.

Para gerir, transformar, armazenar e regular a potência fornecida pelas células fotovoltaicas, foram desenvolvidos motores e baterias de alto desempenho, o time de engenheiros elétricos do Solar Impulse possuem "altas" tecnologias ilimitadas na busca de eficiência máxima, peso mínimo e alta confiabilidade. E no coração do Solar Impulse, há um computador central que fiscaliza as operações e assegura uma utilização racional da energia.

A apresentação do protótipo ocorreu em frente a mais de 800 pessoas, incluindo 200 representantes da imprensa internacional, e muitos convidados de alto nível entre os HSH Albert II de Mônaco, o ministro suíço de Energia e Ambiente, o CEO da Solvay, Omega e Deutsche Bank eo CEO da International Air Transport Association (IATA).

A conferência de imprensa também foi retransmitida ao vivo pela Internet e foi seguido por jornalistas de todo o mundo. Representantes de 60 mídias se reuniram em Pequim e seguiram a conferência em frente a um Telão Gigante, com tradução simultânea.

Um avião revolucionário.

Bertrand Piccard e André Borschberg primeiro apresentaram a história do projeto desde que foi lançado em 2003. 6 anos de intenso trabalho, cálculos, simulações e testes foram necessários pela equipe de 70 pessoas para completar esta aeronave totalmente inédita: com a capacidade de um Boeing 747-400 e o peso de um automóvel familiar (média de 1600 kg), nunca um avião tão grande foi construída com peso tão baixo.

Mais de 12.000 células solares irão fornecer energia renovável aos quatro motores elétricos com uma potência máxima de 10 HP cada. Durante o dia elas também irão carregar as baterias de lítio-polímero (400 kg), que permitirão ao HB-SIA energia para voar durante a noite.


O HB-SIA é o primeiro protótipo do projeto Solar Impulse. Sua missão é demonstrar a viabilidade de um dia completo de vôo(dia-noite), propulsionado apenas por energia solar.
Após a regularização para o vôo, a aeronave deve fazer seus primeiros testes de vôos até o final de 2009, primeiramente no aeroporto de Dübendorf em Zurique.
O primeiro vôo noturno completo está programado para 2010 sob ares Suíços.

Quer participar do programa?

Após muitos pedidos de muitos entusiastas, o Solar Impulse anunciou um programa especialmente reservados para pessoas que queiram participar da aventura e expressar seu apoio a filosofia do projeto, apoiadores podem se inscrever para receber notícias clicando aqui em tempo real, podem adotar uma célula solar, reservar uma visita VIP (huuuuu!!!!) na base do Solar Impulse, ou colocar os seus nomes na fuselagem da aeronave.

Um símbolo para a promoção das energias renováveis

Agora é serio, em um mundo dominado pelos combustíveis fósseis, e dada a urgente necessidade de encontrar soluções sustentáveis, o projeto do Solar Impulse, pretende demonstrar o potencial das energias renováveis e promover a sua utilização. É também um símbolo da economia de energia que pode ser conseguido com as novas tecnologias. O espírito pioneiro que permitiu que o homem conquista-se o planeta e espaço no século 20 até hoje também deve permitir a encontrar soluções para reduzir a nossa dependência do petróleo, e não pela redução da mobilidade e conforto pessoal, mas através da criação de sonhos, de esperança e entusiasmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INVESTIDOR LUCRA 1 MILHÃO COM DIREITO DE SUBSCRIÇÃO DA TAM (TAMM1)EM UM DIA.

A Tecnologia do Aerogel

Bike elétrica Recarregável